logo

Sami Michael

  • Home
  • /
  • Autores
  • /
  • Sami Michael

Sami Michael nasceu em Bagdade, no Iraque, em 1926. Com 15 anos, em oposição ao regime opressivo que dominava à época o seu país, juntou-se a um grupo comunista de luta clandestina, vendo-se depois obrigado a fugir para o Irão e, posteriormente, para Israel, em 1948, onde se estabeleceu. Estudou Literatura Árabe e Psicologia na Universidade de Haifa, tendo trabalhado como hidrologista durante 25 anos, maioritariamente na fronteira síria. O seu primeiro romance, Shavim ve-Shavim Yoter, foi publicado em 1974, dando início a uma longa e conceituada carreira. É autor de romances, ensaios, livros infantis e peças de teatro. Entre as suas obras mais traduzidas destacam-se os romances Refuge (1977), Viktoria (1993) e Um Trompete no Uádi (1987), este último tendo sido igualmente adaptado para o cinema.

Pela sua atividade de escritor, o seu empenho em prol da paz, dos direitos humanos e da justiça, Sami Michael recebeu inúmeras distinções e prémios, entre os quais se contam o Israel Prize for Literature e o President's Prize for Lifetime Achievement. É atualmente o Presidente da Associação de Direitos Civis de Israel.

Livros publicados


Um Trompete no Uádi

    Ambientado nos meses que antecederam o conflito israelo-árabe no Líbano, este romance traz à luz as complexas relações entre religiões.